Monthly Archives

agosto 2024

Novo livro: Montanhas de Diana, por Anna Maria Mello

Novo livro: Montanhas de Diana - Anna Maria Mello

Primeiro romance da escritora Anna Maria Mello é relato da notícia de um câncer e das decisões dramáticas — de saúde e estética — implicadas no seu tratamento.

Montanhas de Diana é uma narrativa sobre a jornada de uma mulher após receber o diagnóstico de câncer de mama e ter de enfrentar o tratamento e as mudanças estéticas e emocionais que vêm com os procedimentos médicos exigentes e transformadores.

Título: Montanhas de Diana
Autora: Anna Maria Mello
Editora: Quelônio
Gênero: romance
ISBN: 978-65-87790-80-0
Formato: 14 x 20 cm
Páginas: 156
Preço: R$ 60

A protagonista do romance Montanhas de Diana é uma mulher bem-sucedida, mãe de Mia e Beka, duas filhas adolescentes. Aos 45 anos, separada há mais de uma década, está sempre atarefada e angustiada pela profissão que escolheu: produtora de festas e casamentos, responsável pelo cerimonial, receptivo e decoração dos ambientes.

A certa altura, esgotada pelo trabalho que lhe desviou da carreira acadêmica, Diana descobre um câncer de mama que a fará repensar a vida, enfrentando não apenas internações, cirurgias e tratamentos, mas também os impactos estéticos e emocionais da doença.

Anna Maria Mello faz um relato ficcional de inspiração autobiográfica, ao mesmo tempo sincero e repleto de imagens tocantes, uma narrativa corajosa sobre a experiência do câncer e seu tratamento. A autora atravessa paisagens acidentadas, montanhas que pareciam intransponíveis, como as dores, o sofrimento, a reorganização familiar, a revisão do passado e as mudanças no corpo e nas perspectivas de futuro.

Além das reviravoltas que o tratamento lhe impõe, Anna Maria Mello constrói um relato de memória, em que momentos da infância e da juventude afloram para mostrar como a condição feminina e a identidade da personagem vão sendo construídas e podem ser ameaçadas não apenas pelo adoecimento, mas pela frieza dos homens, pela instrumentalização da medicina, pelo preconceito e pelo estigma do câncer.

Nessa jornada, o poder da condição feminina não cessa de mostrar sua força. Os símbolos de fertilidade, feminilidade, beleza e coragem vão encontrar respaldo em figuras míticas: uma das explicações da mitologia antiga para o surgimento da Via Láctea vem do leite que serviu de alimento a Héracles, proveniente do seio da deusa Hera; e outra divindade, Diana, que dá título ao romance, deusa da Lua e da caça, combate seus inimigos de peito à mostra, em sinal de franqueza e coragem.

Montanhas de Diana é uma história de resistência e resiliência, um relato que, com a habilidade narrativa da autora, é capaz de tocar qualquer pessoa, tenha ou não proximidade com a experiência do câncer de mama ou qualquer enfermidade semelhante. Mas aqueles que enfrentaram a doença e as exigências de seu tratamento, como os efeitos colaterais de quimioterapias e radioterapias, irão se reconhecer e se emocionar com a objetividade com que a autora desmistifica e enfrenta esses desafios.

Como diz a professora Andrezza Postay na orelha do romance: “Este livro não é apenas um relato sobre a luta contra o câncer, mas uma celebração da vida e da capacidade de encontrar amor por si mesma diante de qualquer adversidade. É um convite para, junto a Diana, descobrir que mesmo frente as montanhas mais íngremes, há sempre um caminho possível.”

A professora de escrita de não ficção Ingrid Fagundez destaca, na quarta capa do livro, a metáfora dos seios como “montanhas que possuímos e nos possuem” para valorizá-los para além de sua dimensão estética como elementos constitutivos da história e da identidade de uma mulher.

O projeto gráfico do livro é de Rafael Marcon. A capa é de Sílvia Nastari, a partir de pintura de Ismael Nery. Edição de Bruno Zeni.

Anna Maria Mello, paulistana, é graduada em história pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou a pós-graduação em formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz e a oficina de escrita de Assis Brasil na PUC-RS. É mestre em Crítica Literária pela PUC-SP e doutoranda em Processo de Criação Literária pela mesma universidade. Faz parte do Grupo de Pesquisa de Literatura para Jovens (PUC-SP/CNPQ). É autora de Cabelos vão, cabelos vêm: o que é que a mamãe tem (2017) e coautora do livro Da janela (2019). Montanhas de Diana é seu primeiro romance.

_